top of page

Por que perder peso vai se tornando cada vez mais difícil durante o processo de emagrecimento?

O corpo humano apresenta mecanismos muito eficientes de regulação do estoque de energia. Na pessoa com excesso de peso, uma vez que se instituam medidas comportamentais (dieta e exercício) para perda de peso, mecanismos fisiológicos se estabelecem de forma a manter o peso máximo alcançado.

Esse processo de “economizar energia” será proporcional à quantidade de peso perdido, e corresponde a uma adaptação fisiológica. O objetivo de criar um “gap energético” para que o organismo “se defenda” da perda ou recu- pere o peso perdido. Esse gap ocorre por 2 vias:


Aumento da fome

Área do sistema nervoso que controla funções vitais para o organismo, entre elas o apetite, o hipotálamo, recebe sinais de diversos hormônios para aumento das vias que estimulam a fome e diminuição da sensação de saciedade.

Diminuição do gasto de energia

Além da redução de gasto calórico proporcional ao peso perdido, ocorre uma diminuição adicional do gasto calórico basal diário do indivíduo. Por isso a importância de se incentivar o exercício no processo de perda de peso. A obesidade é uma doença complexa e multifatorial: muitos outros mecanismos estarão envolvidos na regulação da fome (hedonismo/ recompensa) e no próprio ambiente que irão predispor o indivíduo a se manter com excesso de peso. O foco principal é o entendimento de que processo de perda de peso na pessoa com obesidade exige esforço ativo.





bottom of page