top of page

Como reconhecer a compulsão alimentar? Há diferentes padrões?

  • Dra Mari Cassol
  • 25 de set. de 2017
  • 1 min de leitura

A síndrome do comer compulsivo (binge eating disorder) é um distúrbio caracterizado por episódios descontrolados de alimentação compulsiva, mais comum do final da tarde, que pode ser responsiva a medicamentos que aumentam o nível de serotonina.

Existem também outros padrões alimentares que merecem avaliação, pois podem auxiliar na escolha de um ou outro medicamento. Existem pessoas que possuem hiperfagia prandial, um comportamento alimentar mais comum no sexo masculino, caracterizado por comer em excesso, mas apenas nos horários de refeições programadas. Algumas pessoas omitem o café-da-manhã (e algumas vezes também o almoço) sendo denominados “comedores noturnos”. Essas pessoas costumam responder melhor a medicamentos com efeito anorexígeno.

Outro comportamento distinto é o beliscador, caracterizado por inúmeras pequenas refeições ou bocados não programados, mais comum em mulheres que não trabalham fora de casa. Nestes, os medicamentos sacietógenos têm efeito mais notável. Um comportamento menos comum, o “madrugador”, caracteriza-se por levantar da cama para alimentar-se durante a madrugada. Alguns desses casos podem ter distúrbios do sono associados, como apnéia do sono, síndrome das pernas inquietas ou sonambulismo.

O reconhecimento desses comportamentos vai ter impacto direto na abordagem e no sucesso do processo de emagrecimento. No Light Club estamos comprometidos com nossos pacientes, e você? Quer se comprometer e melhorar seu comportamento alimentar?


 
 
 

Comentários


Faça parte do Light Club
Acesse nossas Redes Sociais e adquira novos Bons Hábitos:
 (49) 99175-0099
Av.Porto Alegre, 427 D, Sala 606
Ed. Lazio Executivo Chapecó - SC
bottom of page