Estilo de vida e atividade física
- Prof. Regis Soares
- 10 de set. de 2015
- 2 min de leitura
Frequentemente nos deparamos com dicas, guias, manuais sobre a boa prática esportiva e suas consequências. Entretanto, apesar da procedência de alguma informação com dado científico, raramente elas estão adaptadas a realidade da condição individual. É importante avaliarmos o valor que a sociedade dá para a aparência física, ditando padrões de magreza e, ao mesmo tempo, a epidemia de obesidade, que hoje, inclusive, já afeta grande parte das crianças de nosso país, decorrente do consumo exagerado de calorias e de baixos níveis de atividade física regular.
Este crescente, estar acima do peso, tem levado o individuo a muitas dificuldades nas relações sociais e afetivas por conta da discriminação, de desempenho físico nas atividades do cotidiano e profissionais, bem como, em muitos casos, no desempenho das relações sexuais do casal.
Fatores como estes criam um paradoxo entre a realidade da maioria dos indivíduos e a imagem corporal que gostariam de ter, gerando alguns prejuízos psicológicos, graus de ansiedade, inconformismo e também de estresse, que muitas vezes o levam em sentidos opostos e de comportamentos obsessivos como a anorexia nervosa e bulimia.
Segundo o Professor Markus Nahas, o perfil atual dos problemas de saúde faz com que a promoção do estilo de vida ativo seja valorizada e priorizada. Pois os benefícios potenciais da atividade física estão estabelecidos e são do conhecimento da grande maioria das pessoas. Mas por que quase todas as pessoas reconhecem o valor da atividade física, mas a maioria não é regularmente ativa???
Há um longo caminho a ser percorrido até que se compreenda melhor a complexidade do processo de mudança de comportamento, de como reduzir barreiras e aumentar as chances das pessoas, em todas as condições, escolherem um estilo mais ativo. Então aqui no Light Club estaremos frequentemente fornecendo orientações para incentivar você a melhorar sua prática de atividades físicas.



Comentários